Fiscalização Sanitária & Consultoria Sanitária
Fiscalização Sanitária e Consultoria Sanitária

Fiscalização Sanitária & Consultoria Sanitária

Surpreendido pela fiscalização da Vigilância Sanitária?

A Nutri Safety pode ajudar!

Somos especialistas na área de alimentos e bebidas, cujo objetivo é focar na sua necessidade para atender as mais diversas exigências operacionais e regulatórias da vigilância sanitária, buscando a sua melhoria contínua.

Partimos do princípio de que a Vigilância Sanitária (ANVISA) é um instrumento para a defesa dos consumidores, ou seja, sua função é proteger a saúde de toda a população através da criação e publicação de normas que promovam o controle higiênico-sanitário de toda a cadeia produtiva nos serviços de alimentação.

Não existe data certa para a inspeção sanitária. Os fiscais costumam chegar sem avisar e podem encontrar diversas não conformidades que você nem imaginava, e para piorar podem multar ou até mesmo interditar o seu estabelecimento. Esta situação só será favorável se o seu negócio estiver preparado.

Sendo assim, cabe ao Nutricionista implantar e monitorar todos os requisitos da legislação vigente por meio de Visitas Periódicas para garantir a segurança dos alimentos nas etapas de recebimento, armazenamento, produção, distribuição e comercialização. Manter o seu estabelecimento em condições adequadas não serve apenas para cumprir as normas sanitárias, mas se preocupar diariamente com a saúde e retorno dos seus consumidores.

Portanto …

SE ADEQUE!

Somos o que repetidamente fazemos.

A excelência é um hábito diário.

 

Para isso, conheça a nossa Metodologia:

Asseguramos o comprometimento de todos na busca pela adequação das Boas Práticas de Fabricação, através de um conjunto de procedimentos, visando garantir a qualidade dos processos e evitar ocorrências indesejáveis.

  1. Iniciamos com uma Auditoria Técnica para diagnosticar os perigos e planejar um Plano de Ação eficiente e personalizado para adequação das ocorrências evidenciadas;
  2. Em seguida, agendamos Treinamentos para capacitar os colaboradores a fim de promover a conscientização perante a norma sanitária e a melhor execução dos procedimentos;
  3. Realizamos a Correção das Falhas operacionais para padronizar os processos e assim monitorar as execuções e resultados esperados através dos nossos indicadores gráficos.

Além disso, elaboramos os principais documentos exigidos pelos fiscais, pois todos os estabelecimentos são obrigados a possuir e não é só um documento para folhearem. O Manual de Boas Práticas (MBP) e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) são documentos desenvolvidos de forma personalizada de acordo com a sua necessidade e realidade, pois servem como um orientador para a equipe consultar sempre que necessário e para a vigilância sanitária conseguir formar uma ideia concreta de como é a sua operação e o que você faz para que a legislação seja atendida.

Desde já avisamos que não é simples elaborar tais documentos, principalmente o manual, pois se trata de um documento técnico exigido legalmente que precisa de olhar crítico, conhecimento e principalmente tempo.

Atenção:

  • Ele não é uma cartilha de como deve ser o estabelecimento -> É um descritivo de como sua operação se adequa à legislação;
  • Ele não é um monte de regras que funcionam apenas na teoria -> É a descrição de como é a realidade no dia a dia do seu negócio;
  • Ele não é o passo a passo dos procedimentos operacionais -> É a explicação clara e objetiva de como a sua empresa funciona.

.

E quanto à Defesa Técnica solicitada pós fiscalização?

A nossa equipe também cuida disso para você!

Elaboramos a sua defesa técnica baseada no auto de infração emitido pelos órgãos fiscalizadores e assessoramos o seu negócio durante todo o processo, desde o protocolamento até o seu encerramento, orientando e acompanhando todas as adequações necessárias.

Mas fique ciente de 3 problemas que o Nutricionista não resolve:

  1. Mentalidade Pró Mudança: as pessoas que ocupam cargos de liderança, como diretoria, gerência e coordenação precisam estar dispostos a implementar os processos e rotinas estabelecidos, caso contrário não há melhoria real da qualidade;
  2. Falta de Envolvimento: todos da equipe, da produção até a alta gestão, precisam estar envolvidos e engajados nas novas implementações, processos, procedimentos e rotinas, caso contrário, não existe milagre que a nossa assessoria possa fazer;
  3. Atrito entre a Equipe: a liderança deve ser o exemplo e buscar recursos para a mediação de conflitos. Nessa situação o mais indicado é a capacitação comportamental e estímulos ao diálogo entre os envolvidos.

Ou seja, procure estar aberto a mudanças e envolver toda a empresa, fortalecendo a sinergia da equipe!

Tenha os processos bem implantados para ter mais agilidade, procedimentos documentos para economia de tempo e equipe treinada para ter mais ter mais qualidade.

.

Será que não está na hora de investir na qualidade e segurança do seu negócio?

Conheça as Vantagens de ser nosso cliente!

Ser um empreendedor do ramo alimentício exige responsabilidade e cumprimento das normas sanitárias.

A Nutri Safety está aqui para lhe ajudar nas adequações de todos os processos do seu estabelecimento e capacitar a sua equipe de forma que possamos garantir a qualidade dos produtos e a satisfação do seu consumidor.

Evite fiscalizações sanitárias!

Entre em contato e garanta um trabalho preventivo de qualidade.

 

Aproveite e confira nossas matérias relacionadas:

Razões para Contratar um Nutricionista para o seu Negócio

Importância das Visitas Técnicas realizadas pelo Nutricionista

 

Gostou da Nossa Matéria? Compartilhe!