IMPORTÂNCIA DE TREINAMENTOS PARA AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

Importância de Treinamentos Para as Boas Práticas de Fabricação

As principais causas de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) se dão por condições higiênico-sanitárias inadequadas. Todavia, essas doenças são provocadas pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus ou parasitas.  

O manipulador é a principal via de contaminação dos alimentos produzidos nos estabelecimentos comerciais, ele é responsável pela manipulação do alimento em toda a cadeia produtiva, desde o recebimento, armazenamento, preparação distribuição.

Sendo assim, o treinamentos para as boas práticas de fabricação, é de fundamental importância para a produção de um alimento seguro e adequado para o consumo. 

A capacitação deve ser realizada constantemente, para disseminar as práticas corretas de higiene e manipulação e eliminar os hábitos e as noções errôneas por falta de conhecimento do colaborador.

Contudo, é comum a troca constante de funcionários em uma na cozinha comercial, e isso reforça a necessidade de treinamentos constantes da equipe.  

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) todos os responsáveis pelas atividades de manipulação dos alimentos devem ser submetidos a curso de capacitação.

Primordialmente devem ser abordados os seguintes temas: contaminantes alimentares, DTAs, higiene e manipulação dos alimentos e Boas Práticas geral 

Certamente, a função de capacitar manipuladores de alimentos envolve muito mais do que ensinar a forma correta de realizar uma tarefa, é necessário motivar e valorizar esta equipe.

Sobretudo, esse trabalho quando bem feito, resulta em uma equipe satisfeita e orgulhosa em executar um trabalho adequado. Afinal, o treinamentos para as boas práticas de fabricação padroniza os processos e elimina o desnível de conhecimento entre os funcionários, isso facilita o gerenciamento e otimiza toda a produção do estabelecimento.  

A Nutri Safety realiza um treinamento personalizado para os seus colaboradores, estudando a demanda de produção, às necessidades reais do estabelecimento, juntamente com a rotina diária da equipe.

Ao passo que, buscamos a melhoria contínua para preservar a saúde de todos através de um trabalho consciente e comprometido, de forma que a nossa existência contribua para uma alimentação mais saudável, sustentável, segura e de qualidade.  

“ Sobretudo somos o que repetidamente fazemos. A excelência é um hábito diário. “ 

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!