Será que todos estão cientes da importância de se manter o padrão de qualidade e segurança na fabricação de chocolates e outras preparações?

Segurança na Fabricação de Chocolates Industriais e Artesanais

O Brasil está entre os maiores fabricantes e consumidores de chocolate do mundo. Contamos tanto com as grandes indústrias quanto com as pequenas fábricas que procuram atender um grande mercado, além dos produtores artesanais e autônomos. Será que todos estão cientes da importância de se manter o padrão de qualidade e segurança na fabricação de chocolates e outras preparações relacionadas 

Muitas vezes os pequenos produtores não possuem o conhecimento necessário para evitar contaminações e garantir um produto isento de riscos e com a qualidade esperadaEsse padrão de qualidade é estabelecido pela vigilância sanitária, representada no Brasil pelo órgão da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  

Ao seguir as recomendações dos órgãos responsáveis, você garante a qualidade e a otimização da sua produção, credibilidade com os clientesuso adequado de matérias-primas prevenção de problemas com a saúde pública. 

Entre as recomendações, deve-se ter atenção com a escolha do fornecedor da matéria-prima, exigindo os certificados de qualidade. Além disso, o armazenamento e o transporte devem ser feitos de forma correta, pois cada ingrediente e/ou preparação possui uma recomendação específica de como armazenar em temperatura adequada, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação e alteração de suas características 

Poucos sabem, mas a legislação exige a utilização de água potável durante as limpezas e desinfecções de equipamentos, instalações e superfícies. Ademais, devem ser feitos registros e análises microbiológicas periódicas.  

As Boas Práticas de Fabricação estão relacionadas com o conjunto de procedimentos adotados pelo produtor para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos servidos aos consumidores. Na ausência destes procedimentos ocorre a contaminação.  

Conheça os principais Tipos de Contaminação que podem acontecer durante a sua produção  

contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos: 

Contaminação Biológica 

Causada pela presença de microrganismos indesejáveis nos alimentos que podem causar intoxicações alimentares ou matar como: bactérias, fungos (bolores/ mofos), parasitas e vírus. É comum, na fabricação de chocolate, ocorrer contaminação por Salmonella. Todavia, essa bactéria pode se estabelecer por meio do cacau, leite em pó, da falta de higiene dos manipuladores ou presença de insetos e roedores.  

Contaminação Química 

Causada por materiais que podem causar doenças ou matar como: pesticidas, aditivos alimentares, substâncias hormonais, metais pesados, produtos de limpeza, agrotóxicos e sanitizantes. Para que isso não ocorra, é preciso medidas de controle por meio de análises e especificações dos produtos químicos utilizados nas áreas de manipulação, além do treinamento adequado aos colaboradores sobre o seu uso e acondicionamento 

Contaminação Física 

Causada por materiais encontrados no produto pronto para consumo que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos. O treinamento da equipe é fundamental para que esse tipo de situação não ocorra. A produção e verificação do produto deve ser cuidadosa, feita a olho nu e através de tela e ímã, que detectam alguns tipos de material. Além disso, a manutenção dos equipamentos é primordial para que não ocorra acidentes.  

Contaminação Cruzada 

Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície por meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os alimentos crus fiquem separados dos cozidos. 

Ser um empreendedor do ramo alimentício exige responsabilidade e cumprimento das normas e exigências dos órgãos responsáveis. A Nutri Safety está aqui para lhe auxiliar a adequar todos os processos do seu estabelecimento e capacitar a sua equipe de forma que possamos garantir a qualidade dos produtos e a saúde do seu consumidor 

Ente em contato e saiba como podemos lhe ajudar!