Segurança Alimentar deve ser Fornecida pelos Aplicativos de Delivery - Nutri Safety
Segurança Alimentar

Segurança Alimentar deve ser Fornecida pelos Aplicativos de Delivery

O serviço de delivery vem crescendo e expandindo possibilidades de negócios, mas exige atenção redobrada em aspectos como, infraestrutura, segurança alimentar, apresentação do prato e gentileza do entregador.  

Negócios baseados na entrega direta de alimentos ao consumidor se multiplicam nas grandes cidades, em sintonia com a busca crescente da clientela por praticidade e comodidade. Entretanto, é importante destacar que o modelo deve seguir as normas de segurança alimentar exigidas pela ANVISA, garantindo ao consumidor uma alimentação segura e de qualidade.  

Todavia, é comum a existência de estabelecimentos cadastrados nos aplicativos de delivery que não possuem as documentações exigidas pela ANVISA, colocando em risco a saúde pública, podendo gerar desde uma intoxicação alimentar ou até mesmo a morte dos consumidores.  

Qual é o papel dos aplicativos de delivery na Segurança Alimentar da população?  

Os aplicativos possuem o dever de solicitar para cada estabelecimento os documentos exigidos pelas autoridades sanitárias para que de fato os mesmos possam operar dentro do App e da legalidade no ramo alimentício.  

Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde – CMVS  

CMVS é um registro obrigatório que contém informações referentes à estabelecimentos cujas atividades podem interferir na saúde da população e/ou no meio ambiente.  

A vigilância sanitária tem o dever de fazer uma vistoria para assegurar que todas as normas de fabricação e distribuição foram seguidas, assim como averiguar se as atividades condizem com o que foi “selecionado” na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Sendo assim, caso seja detectada alguma irregularidade, o responsável pela empresa fica sujeito à multa.   

Certamente é importante destacar que os consumidores podem fazer uma denúncia na Ouvidoria da COVISA (Coordenadoria da Vigilância em Saúde) referente a situações sanitárias inadequadas e insatisfatórias, ou se souberem que o estabelecimento não possui o CMVS. 

Classificação Nacional de Atividades Econômicas- CNAE  

CNAE é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas para você realizar o cadastro e enquadramento da sua empresa de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias.  

Em suma, isso se aplica para todas as pessoasfísicas ou jurídicas, que produzem bens e serviços. Desta forma, empresas e instituições privadas ou públicas são incluídas no CNAE, sejam elas do meio rural como empreendimentos agrícolas ou organizações sem fins lucrativos e autônomos.  

Sendo assim, citamos dois documentos fundamentais e que garantem a estrutura do estabelecimento e segurança alimentar do que é produzido e entregue em casa.   

Acima de tudo é fundamental que os aplicativos de delivery exijam esses documentos aos locais cadastrados na plataforma. É uma atitude simples, mas que garante a saúde de todos os consumidores.   

A saúde pública não é algo que deve ser negligenciada. Ao passo que, a inserção do CMVS e CNAE no cadastro dos aplicativos de delivery demonstra respeito e garantia ao consumidor. Além disso, é digno que se promova, dentro dos apps, aqueles estabelecimentos que são comprometidos em seguir as recomendações sanitárias, deixando claro que os seus produtos ali vendidos, possuem qualidade e acompanhamento por profissionais da saúde.   

Uma nutricionista na equipe de um aplicativo ou nos estabelecimentos cadastradosgarante uma produção segura e de qualidade como também colaboradores bem treinados, cardápios equilibrados e um prato bem montado para ser distribuído. Recorrer a uma ajuda profissional é sempre uma boa ideia.   

Nutri Safety está aqui para lhe auxiliar neste processo!  

Orientamos passo a passo para que você se adeque às exigências e normas necessárias antes de anunciar seus produtos nos aplicativos. 

   

Entre em contato conosco para saber mais!