23 mar Segurança Alimentar deve ser Fornecida pelos Aplicativos de Delivery
O serviço de delivery vem crescendo e expandindo possibilidades de negócios, mas exige atenção redobrada em aspectos como, infraestrutura, segurança alimentar, apresentação do prato e gentileza do entregador.
Negócios baseados na entrega direta de alimentos ao consumidor se multiplicam nas grandes cidades, em sintonia com a busca crescente da clientela por praticidade e comodidade. Entretanto, é importante destacar que o modelo deve seguir as normas de segurança alimentar exigidas pela ANVISA, garantindo ao consumidor uma alimentação segura e de qualidade.
Todavia, é comum a existência de estabelecimentos cadastrados nos aplicativos de delivery que não possuem as documentações exigidas pela ANVISA, colocando em risco a saúde pública, podendo gerar desde uma intoxicação alimentar ou até mesmo a morte dos consumidores.
Qual é o papel dos aplicativos de delivery na Segurança Alimentar da população?
Os aplicativos possuem o dever de solicitar para cada estabelecimento os documentos exigidos pelas autoridades sanitárias para que de fato os mesmos possam operar dentro do App e da legalidade no ramo alimentício.
Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde – CMVS
O CMVS é um registro obrigatório que contém informações referentes à estabelecimentos cujas atividades podem interferir na saúde da população e/ou no meio ambiente.
A vigilância sanitária tem o dever de fazer uma vistoria para assegurar que todas as normas de fabricação e distribuição foram seguidas, assim como averiguar se as atividades condizem com o que foi “selecionado” na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Sendo assim, caso seja detectada alguma irregularidade, o responsável pela empresa fica sujeito à multa.
Certamente é importante destacar que os consumidores podem fazer uma denúncia na Ouvidoria da COVISA (Coordenadoria da Vigilância em Saúde) referente a situações sanitárias inadequadas e insatisfatórias, ou se souberem que o estabelecimento não possui o CMVS.
Classificação Nacional de Atividades Econômicas- CNAE
O CNAE é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas para você realizar o cadastro e enquadramento da sua empresa de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias.
Em suma, isso se aplica para todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que produzem bens e serviços. Desta forma, empresas e instituições privadas ou públicas são incluídas no CNAE, sejam elas do meio rural como empreendimentos agrícolas ou organizações sem fins lucrativos e autônomos.
Sendo assim, citamos dois documentos fundamentais e que garantem a estrutura do estabelecimento e a segurança alimentar do que é produzido e entregue em casa.
Acima de tudo é fundamental que os aplicativos de delivery exijam esses documentos aos locais cadastrados na plataforma. É uma atitude simples, mas que garante a saúde de todos os consumidores.
A saúde pública não é algo que deve ser negligenciada. Ao passo que, a inserção do CMVS e CNAE no cadastro dos aplicativos de delivery demonstra respeito e garantia ao consumidor. Além disso, é digno que se promova, dentro dos apps, aqueles estabelecimentos que são comprometidos em seguir as recomendações sanitárias, deixando claro que os seus produtos ali vendidos, possuem qualidade e acompanhamento por profissionais da saúde.
Uma nutricionista na equipe de um aplicativo ou nos estabelecimentos cadastrados, garante uma produção segura e de qualidade como também colaboradores bem treinados, cardápios equilibrados e um prato bem montado para ser distribuído. Recorrer a uma ajuda profissional é sempre uma boa ideia.
A Nutri Safety está aqui para lhe auxiliar neste processo!
Orientamos o passo a passo para que você se adeque às exigências e normas necessárias antes de anunciar seus produtos nos aplicativos.
Entre em contato conosco para saber mais!
LEITURA RECOMENDADA – CARTILHA ABRASEL:
Como ter sucesso nas operações de Delivery e Take Away