Saúde, Nutrição e Responsabilidade nos Estabelecimentos Comerciais - Nutri Safety
Saúde e Responsabilidade Estabelecimentos Comerciais

Saúde, Nutrição e Responsabilidade nos Estabelecimentos Comerciais

Quando nos alimentamos fora do lar, devemos buscar estabelecimentos que forneça refeições frescas e saudáveis. Mas dentro de tantas opções, ficamos confusos em identificar um local confiável e que possua responsabilidade técnica nos estabelecimentos comerciais para garantir a qualidade do que iremos ingerir.  

Nutri Safety acredita em um comércio mais transparente entre empresas e clientes. Apoiamos consumidores e estabelecimentos conscientes e preocupados com a saúde e bem estar do próximo. Por isso pontuamos algumas dicas para você ficar atento e fazer uma boa escolha.   

Dê preferência aos locais que servem refeições feitas na hora! 

Sabemos que nem sempre é possível comer uma comida caseira, e a única opção que temos é de nos alimentar fora de casa. Saiba que os restaurantes devem seguir as recomendações da ANVISA, OMS e o Guia Alimentar da População Brasileiragarantindo desta forma que a saúde seja prioridade em sua produçãoÉ obrigatório que todo estabelecimento comercial possua um Nutricionista responsável por aplicar essas recomendações em conjunto com as normas de boas práticas de fabricação para garantir a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos 

Como saber se o restaurante segue as recomendações sanitárias?  

Quem nunca se alimentou em um estabelecimento que aparentemente estava limpo e organizado e sentiu um desconforto intestinal no dia seguinte? Para evitar essas surpresas destacamos alguns pontos básicos que o cliente pode observar para que um alerta seja acionado sobre a qualidade do alimento que ali é produzido.  

Nem todos sabem, mas o cliente tem o direito de visitar e conhecer a cozinha do estabelecimento, portanto sinta-se à vontade e permita-se conhecer onde o seu alimento é preparado.  

É interessante observar os materiais a higiene dentro e fora da cozinha, apesar da correria para servir os pedidosas boas práticas devem vir em primeiro lugar e os equipamentos devem ser de aço inox para evitar contaminação. 

Observe se a equipe da cozinha está de uniforme, touca, sem adornos e com um adequado asseio pessoal durante o trabalho, além disso, a mesmo colaborador que manipula dinheiro, não pode ser o mesmo que manipula o alimento. 

O estabelecimento deve ter uma equipe suficiente para atender a demanda de seus clientes diários, pois uma equipe sobrecarregada comete mais erros, além disso, observe se você foi bem atendido. 

Repare se o estabelecimento possui ações de sustentabilidade que contribuam com o nosso meio ambiente.   

Um restaurante inclusivo demonstra muito sobre respeito ao consumidor, ou seja, repare se o local possui acessibilidade para deficientes e se o cardápio possui opções veganas ou se descreve os ingredientes que podem causar algum tipo de alergia ou intolerância.  

Uma equipe bem treinada é fundamental para a qualidade e segurança alimentar do estabelecimento. Temos que exigir Saúde, Nutrição e Responsabilidade nos Estabelecimentos Comerciais.

Mantenha-se informado e seja crítico com as propagandas veiculadas! 

Atualmente temos uma ferramenta valiosa em nossas mãos que nos transporta para onde quisermosAproveite para buscar e conhecer a diversidade dos alimentos que o nosso país fornece e as diversas formas de como prepará-los. Lembre-se de que a publicidade serve para vender um produto, não informar e conscientizar uma população. 

Temos que ficar atentos no que as embalagens dos produtos e propagandas nos mostram, pois alimentação não é moda, é saúde. Desconfie quando um alimento, que antes era encontrado no quintal dos nossos avós, hoje se tornou um vilão. Isso já aconteceu com o abacate, ovo, e muitos outros. Além disso preste atenção nos ingredientes descritos nos rótulos, muitos deles desconhecemos a sua origem e sua importância nutricional. 

Onde podemos encontrar e comprar opções mais saudáveis? 

Procure os alimentos frescos em feiras livres e pequenos armazéns, nesses lugares encontramos uma variedade incrível de hortifruti e opções orgânicas que não costumamos encontrar nos grandes mercados. A nossa recomendação é evitar os supermercados para você não cair na cilada de colocar no carrinho sempre os mesmos alimentos, além de produtos processados e congeladosConfira alguns locais para encontrar opções orgânicas:Instituto Chão, Armazém do Campo, Parque da Água Branca e Raiz.

Nutri Safety contribui para que os restaurantes procurem fornecer uma variedade de alimentos e preparações, adequados em quantidade e qualidade, para compor uma refeição colorida, saborosa e variada, com a finalidade de suprir diferentes necessidades nutricionais, além de gostos e as vontades de seus clientes. 

Exigimos Saúde, Nutrição e Responsabilidade nos Estabelecimentos Comerciais. Procure pelo nosso Selo de Qualidade! 

Certificamos os estabelecimentos pela presença do alto padrão de qualidade e segurança alimentar para que você tenha a certeza de que o local possui excelentes processos na cadeia produtiva dos alimentos e constante acompanhamento por profissionais qualificados.