Recomendações para o Comércio Atacadista e Varejista de Alimentos
Recomendações para o Comércio Atacadista e Varejista de Alimentos durante Pandemia

Recomendações para o Comércio Atacadista e Varejista de Alimentos durante Pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, o comércio atacadista e varejista de alimentos enfrenta grandes desafios para manterem-se abertos e garantir os mais altos padrões de higiene, protegendo a equipe do risco de infecção, mantendo o distanciamento físico ao lidar com muitos clientes e fornecendo a disponibilidade adequada de suprimentos alimentícios.

É improvável que os colaboradores desse setor, contaminem os alimentos se seguirem padrões de Boas Práticas de Higiene Pessoal que reduzam o risco de transmissão da maioria das doenças. Contudo, medidas como a lavagem frequente das mãos, o uso de desinfetantes para as mãos, o uso de roupas de proteção e a boa higiene respiratória reduzem o risco de propagação da doença.

Primeiramente, manter o distanciamento físico nas instalações desses estabelecimentos é fundamental para reduzir o risco de transmissão.

 

Medidas práticas que podem ser usadas pelos atacadistas e varejistas

  • Controlar o número de clientes que entram nas lojas para evitar a superlotação, sendo 1 (um) a cada 10 m², de acordo com o fluxo de saída;
  • Colocar avisos nos pontos de entrada para solicitar que os clientes não entrem na loja se não estiverem bem ou se apresentarem sintomas da doença, além do uso obrigatório da Máscara;
  • Monitorar constantemente as filas, orientando quanto ao distanciamento físico entre as pessoas, tanto dentro, como fora das lojas;
  • Usar marcações de piso dentro para facilitar a conformidade com o distanciamento físico, principalmente nas áreas mais movimentadas como nas filas de espera, balcões de atendimento e caixas;
  • Constantemente fazer informativos lembrando aos clientes para seguirem recomendações de distanciamento físico e higienizarem as mãos regularmente;
  • Instalar anteparos de acrílico em caixas e balcões, para elevar o nível de proteção para as pessoas;
  • Incentivar o uso de pagamentos por cartões e/ou por aproximação, reduzindo a manipulação de dinheiro;
  • Como os consumidores cada vez mais trazem suas próprias sacolas de compras, avisos para que eles desinfetem suas sacolas antes de cada uso devem ser colocados nas lojas;
  • Desinfetar com frequência os pontos de maior contato e com risco de contaminação nas lojas, como por exemplo: carrinhos de compras, cestas, maçanetas e balanças;
  • Fornecer papel toalha descartável para os clientes limparem as alças dos carrinhos de compras e cestas ou designar colaboradores para desinfetarem as alças de cestas e de carrinhos de compras após cada uso;
  • Disponibilizar álcool em gel em vários pontos do estabelecimento, inclusive na entrada, saída e em todos os caixas, se possível;
  • Lavar e desinfetar constantemente utensílios como conchas, pinças e suportes de condimentos;
  • Suspender as degustações de alimentos e o auto serviço temporariamente;
  • Aumentar a frequência de higienização das instalações, principalmente sanitários;
  • Manter portas abertas, onde for possível, para minimizar contato em confinamento.

 

Cuidados com os Expositores abertos para alimentos

Embora alguns consumidores pensem que exista um risco de infecção por Covid-19 resultante de alimentos expostos, atualmente, não há evidências científicas sugerindo que os alimentos estejam associados à transmissão do vírus. Dessa forma, é importante manter as Boas Práticas de Higiene em torno de expositores abertos de alimentos, tais como os de produtos frescos e de produtos de panificação.

Antes de mais nada, os consumidores devem sempre ser aconselhados a higienizarem frutas e legumes antes do consumo. Dessa forma, tanto os clientes quanto a equipe de loja devem sempre seguir as Boas Práticas de Higiene Pessoal dentro dos estabelecimentos.

A fim de gerenciar os expositores abertos de alimentos e evitar a transmissão da Covid-19 por contato com as superfícies, os atacadistas e varejistas de alimentos devem:

  • Antes de mais nada, manter a limpeza e desinfecção frequentes de todas as superfícies e utensílios de contato com os alimentos;
  • Exigir que os colaboradores que trabalham com serviço de alimentos lavem frequentemente as mãos e, quando utilizarem luvas descartáveis, essas devem ser trocadas antes e depois da manipulação de alimentos;
  • Exigir que os colaboradores limpem e higienizem frequentemente balcões, fornecendo sempre utensílios limpos para os recipientes de condimentos;
  • Considerar não exibir ou vender abertamente produtos de panificação não embalados em balcões de autoatendimento. Os produtos de panificação em expositores abertos devem ser colocados em embalagens de plástico, celofane ou papel. Onde os produtos de panificação soltos são exibidos nas lojas, eles devem ser colocados em vitrines de acrílico e em sacos, usando pinças quando os clientes são atendidos.

 

Dúvidas? Entre em contato conosco e mantenha a sua equipe consciente!

 

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