Inovação e Reestruturação para o Seu Negócio em Momentos de Crise
Inovação e Reestruturação para o Seu Negócio em Momentos de Crise

Inovação e Reestruturação para o Seu Negócio em Momentos de Crise

Pandemia e Crise econômica, e agora, o que eu faço?

Essa é uma ótima pergunta em momentos de crise, é a partir desse questionamento que geralmente surgem as grandes ideias, reflexões e reinvenções de um negócio. Entretanto, se essas ideias ainda não chegaram até você, não se preocupe, vamos levantar pontos importantes para auxiliar na inovação e reestruturação do seu negócio.

Primeiramente se você é dono de um estabelecimento, você precisa entender e aceitar que estamos em um novo momento, onde as estruturas antigas não comportam mais, os consumidores não são os mesmos e a dinâmica de consumo mudou. Mesmo que todos possam abrir as portas novamente, como será esse novo atendimento, demanda e estrutura?

Sobretudo, deve-se levar em conta que um restaurante é um ambiente fechado, com alta circulação de pessoas, o que facilita a transmissão do vírus, a logística de funcionamento será ainda mais complexa quando for possível receber os clientes no estabelecimento. Inovar será uma constante neste momento!

É importante considerar que, infelizmente, teremos uma população mais empobrecida por um longo período. Portanto, estude qual é e será o seu público, acompanhe a dinâmica de consumo e se adeque a essa nova realidade para garantir a retomada do seu negócio e garantir a saúde de todos.

Equipe bem Treinada e Liderança presente

Uma equipe bem treinada, não comete erros, seguem as regras e normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis, respeitam as diretrizes estabelecidas em relação a higiene e segurança. Uma equipe bem treinada e estruturada lhe dará o total suporte para o novo plano de ação.

Conte com esses funcionários e faça rodízio de acordo com a especialidade de cada um e das necessidades diárias do estabelecimento, esse rodízio é importante para reduzir a quantidade de pessoas no ambiente e evitar a contaminação.

Além disso, é de extrema importância uma boa liderança coordenando os processos diários. Os líderes devem comandar e monitorar a equipe a todo momento, conduzindo e estabelecendo a rotina, com planejamento, organização, regras, diretrizes e metas. Em momento algum, a equipe deve ficar solta, é muito importante que todos os procedimentos sejam seguidos com qualidade, mesmo com um quadro de funcionários reduzidos.

Para que isso ocorra da melhor forma possível algumas alterações devem ser realizadas, como por exemplo, reestruturar o cardápio.

Cardápio de Guerra

É fundamental a adoção do “cardápio de guerra” nesse momento, ou seja, trabalhar diariamente com o mínimo necessário, evitando gastos e desperdícios. Remonte seus pratos, elimine, enxugue, reduza, mas não perca a qualidade.

É possível servir 3 pratos incríveis, com bons ingredientes, bem apresentáveis e saborosos. Entretanto, é inaceitável ter inúmeros pratos no cardápio e não produzir com qualidade, comprar de fornecedores não confiáveis, promover o desperdício de alimentos e perder a confiança e credibilidade do seu cliente.

Busque sempre os produtos sazonais, pois são sempre mais frescos e mais baratos. Calcule o porcionamento exato de alimentos em seu restaurante, pois isso pode aumentar consideravelmente a sua margem de lucro.

O valor final dos pratos deve ser reajustado a nova realidade do seu consumidor, estude e entenda   o seu cliente. Acompanhe as dinâmicas de consumo do seu público alvo, as métricas e a economia regularmente, é importante ter o controle da situação para conseguir planejar os próximos passos.

Como garantir o seu Delivery?

Na reestruturação do cardápio deve-se olhar atentamente para o que é adequado servir por delivery. Quais alimentos chegarão mais saborosos e atraentes ao cliente? Qual distância é possível atender para que esse alimento chegue seguro, saboroso e com qualidade?

Monte cardápios criativos, com ingredientes básicos e saborosos, além de tomar os cuidados necessários para manter um delivery de sucesso, atualmente ele será a porta de entrada para conhecerem o seu negócio e garantir a confiança do consumidor. Divulgue o seu diferencial!

Pequenos Produtores

Compre de pequenos produtores locais, afinal toda a cadeia alimentícia precisa de ajuda. Além disso, produtores mais próximos garantem uma entrega mais barata devido as pequenas distâncias percorridas na entrega. Outra vantagem é a possibilidade de dialogar e negociar os valores com esses produtores.

Evite fornecedores com grandes distâncias, pois além do preço mais elevado, o produto não chega tão fresco quanto o do produtor local. Lembre-se, os grandes produtores e mercados possuem plenas condições de atravessar por esse momento de crise sem grandes turbulências e dificuldades, já os pequenos precisam de você para continuarem existindo.

Sobrou comida? Doe!

A ONU estima que mais de 795 milhões de pessoas passam fome no mundo. Somente no Brasil, são jogadas fora, por ano, mais de 41 milhões de toneladas de comida. Essa realidade pode ser diferente, a nova lei brasileira, Lei nº 14.016 de 23 de junho de 2020, permite que empresas, supermercados, hospitais, restaurantes, lanchonetes, e todos os estabelecimentos que fornecem alimentos in natura, industrializados e/ou refeições prontas para o consumo possam doar os seus excedentes.

A nova lei diz que somente responderá na justiça quem agir com dolo, ou seja, com a intenção de clara de fazer mal a alguém, caso contrário, não haverá responsabilização.

Existem diversas plataformas, projetos, ONGs e iniciativas incríveis para doação de alimentos. Essa crise é de todos, seja solidário!

Estrutura sólida

O lucro é consequência de um trabalho muito bem feito, de um negócio bem estruturado, com planejamento constante, estratégias, normas e protocolos seguidos de forma correta, e um olhar sempre atento para desenvolver ações de emergências. Estruture, planeje, converse com especialistas, procure saídas viáveis e justas para o seu negócio. Aproveite o que as plataformas e aplicativos tem para lhe oferecer e reestruture suas vendas.

Visibilidade

Depois de toda essa reestruturação é muito importante divulgar, todos precisam ficar sabendo do negócio incrível que você adaptou e inovou, divulgue o cardápio novo, o conceito utilizado, a sua equipe dedicada e o carinho com o qual você escolhe, prepara e entrega os alimentos.

Não tenha medo, mostre o seu melhor, tire boas fotos dos pratos, divulgue, compartilhe, conte sua história, mostre seus objetivos e onde deseja chegar.

A Nutri Safety apoia todos os restaurantes que estão passando por esse momento difícil. Pensando nisso, estamos realizando orientações gratuitas sobre as técnicas e procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias para manter o seu negócio livre da Covid-19. Vamos trabalhar juntos e em parceria para evitarmos qualquer tipo de contaminação.

 

Ente em contato conosco!