28 abr Cuidados no Delivery dos Serviços de Alimentação: Uma Entrega Segura para Todos
O serviço de Delivery vem crescendo e expandindo possibilidades de novos negócios durante a Pandemia, mas exige alguns cuidados no delivery dos serviços de alimentação, como infraestrutura, segurança alimentar e cuidados dos entregadores.
A Nutri Safety redigiu neste artigo as principais recomendações das autoridades sanitárias para que o seu serviço de Delivery siga sendo responsável e seguro para a saúde dos consumidores, parceiros e entregadores.
Recomendações Gerais
Restaurantes, lojas, plataformas e comércio eletrônico devem garantir a conformidade com os protocolos estabelecidos pelos órgãos competentes.
A saúde dos usuários, entregadores parceiros e funcionários dos armazéns, restaurantes e lojas deve ser nossa maior prioridade.
Devemos insistir para que as recomendações atualizadas das autoridades sanitárias e as normas de segurança dos alimentos sejam rigorosamente seguidas a todo momento.
É necessário insistir para que todos os funcionários não trabalhem se apresentarem qualquer sintoma da COVID-19.
As instruções do governo sobre isolamento social devem ser respeitadas a todo momento, evitando-se aglomerações e contato físico.
As diferentes formas de entrega em casa e suas etapas:
Cada uma requer cuidados específicos!
Recomendações para o Pedido:
Evite o pagamento em dinheiro ou por cartão no momento da entrega. Você deve habilitar, caso ainda não possua, o pagamento online através da internet, por aplicativo próprio ou por aplicativo de plataforma de entrega associado.
Caso o cliente deseje pagar um valor extra ao entregador, oriente a forma eletrônica, através dos aplicativos ou sites que tenham habilitado essa opção, evitando o contato entre o cliente e o entregador parceiro.
Recomendações para Lojas e Restaurantes:
Os restaurantes e lojas devem indicar claramente por meio de mensagem ou sinal informativo que estão disponíveis para entregas em casa.
Nas cozinhas, devem ser observadas, como sempre, todas as medidas de segurança dos alimentos durante a preparação do pedido, que será entregue lacrado ao entregador parceiro.
O pedido preparado e selado (com material que deixe visível qualquer violação) deve ser depositado para coleta em área exclusiva a esse uso (balcão), separada por pelo menos um metro das demais áreas de trabalho dos funcionários, e que será limpa e desinfetada frequentemente ao longo do dia.
Os tablets de entrega e delivery também devem ser higienizados com a maior frequência possível.
Atenção! Se o restaurante observar que o volume de pedidos em andamento dificulta a garantia das medidas de segurança mencionadas acima (devido à presença de muitos entregadores que esperam pelo pedido, por exemplo), recomenda-se suspender temporariamente a entrada de novos pedidos até que o volume de pedidos possa ser controlado de forma efetiva.
Recomendações para o Armazém:
Os armazéns devem possuir procedimentos de segurança e higiene, além de orientações para retirada e entrega de produtos.
A retirada dos pacotes deve ser a mais rápida possível. Os grupos de trabalho devem ser divididos para reduzir o contato entre as pessoas, intensificando as ações de limpeza em cada troca de turno.
Nas instalações, devem ser observadas, como sempre, todas as medidas de segurança durante a separação e entrega dos pacotes.
Os veículos devem ser periodicamente higienizados, preferencialmente após cada ciclo de entregas. Os colaboradores devem ser instruídos a higienizar suas ferramentas, seus uniformes e postos de trabalho.
Recomendações para a Retirada no Local:
Os restaurantes devem delimitar no chão (recomenda-se o uso de fita adesiva colorida) as distâncias de segurança (dois metros) entre a área de retirada e o ponto de espera do primeiro entregador, e entre ele e os entregadores seguintes.
Os entregadores parceiros devem respeitar a distância de segurança no local, assim como o distanciamento social, evitando aglomerações e contato físico.
Todos os operadores (plataformas, restaurantes, entregadores) farão o possível para minimizar o tempo de espera dos entregadores parceiros no restaurante. Recomenda-se que os restaurantes comecem a preparar os pedidos assim que confirmarem o seu recebimento através da plataforma, de modo que estejam prontos quando o entregador parceiro chegar.
Nos horários de pico, um funcionário do restaurante pode atuar como responsável por ordenar o fluxo de retirada e garantir que a coleta sem contato e a separação adequada da equipe de entrega sejam realizadas da melhor maneira possível.
Os restaurantes devem disponibilizar álcool em gel 70% para uso dos entregadores que farão as retiradas das refeições ou pacotes nos estabelecimentos.
Recomendações para a Entrega:
Desinfetar bancos, bolsas, mochilas, capacetes, luvas e demais equipamentos ao iniciar e ao encerrar as entregas do dia.
Todo o equipamento utilizado pelo entregador (capacete, luvas, jaqueta) deve ser de uso pessoal e exclusivo. Não deve ser emprestado a ninguém.
Desinfetar veículos periodicamente, com especial atenção aos baús e partes internas dos veículos, quando aplicável. Utilizar detergente neutro e álcool 70% ou solução clorada (1 colher de água sanitária para cada litro de água).
Lavar as roupas de trabalho o mais brevemente possível e utilizar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, de acordo com a disponibilidade dos equipamentos no mercado.
Sempre que viável, as entregas devem ser realizadas sem contato entre o entregador parceiro e o cliente (distância segura de 2 metros), e os entregadores devem seguir as instruções do cliente.
A bolsa ou mochila utilizada na entrega não deve ser colocada diretamente no chão no ato da entrega.
Nas entregas de pacotes, deve ser dispensada a assinatura do recebedor do pacote.
Entregadores e clientes devem evitar tocar os olhos, boca e nariz, pois são os pontos de contaminação mais comuns. Não se deve tocar o rosto antes de higienizar as mãos.
Processo Recomendado de Entrega entre Pessoas Físicas por meio de Aplicativo:
Ao solicitar um entregador parceiro para realizar a entrega para outra pessoa, certifique-se que o produto a ser enviado está higienizado e bem embalado.
Caso o produto seja um alimento, recomenda-se selar bem a embalagem para evitar qualquer contato externo ou vazamento.
Ao encontrar o entregador parceiro, certifique-se de manter distância de pelo menos um metro. Se possível, entregue o produto sem contato físico.
Se precisar falar com o entregador parceiro, dê preferência ao chat disponibilizado nos aplicativos para passar instruções.
Garanta que a pessoa responsável por retirar o objeto esteja no ponto de destino quando o entregador chegar. Ou informe ao entregador sobre a possibilidade de deixar a encomenda em algum compartimento seguro para evitar o contato físico.
Vale ressaltar que um Nutricionista na sua equipe, garante uma produção segura e de qualidade como também funcionários bem treinados, cardápios equilibrados e um pedido bem montado para ser distribuído. Recorrer a uma ajuda profissional é sempre uma boa ideia. Orientamos o passo a passo para que você se adeque às exigências e normas necessárias antes de anunciar os seus produtos nos aplicativos.
A Nutri Safety está aqui para lhe auxiliar neste processo.
Entre em contato conosco para saber mais!
Segurança é assunto de todos!
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