Em 2021 entrará em vigor a lei municipal que proíbe plásticos descartáveis como copos, facas, garfos, pratos e mexedores de bebida. A Nutrisafety te auxilia

Alternativas Para Eliminar os Plásticos Descartáveis nos Estabelecimentos

Em junho de 2016 havia sido sancionada a lei que proíbe o fornecimento de sacolas plásticas nos mercados da cidade de São Paulo, ao passo que, em 2019 tivemos a proibição do uso de canudos de plástico. Contudo, e2021 entrará em vigor a lei municipal que proíbe plásticos descartáveis como copos, facas, garfos, pratos, mexedores de bebida e amarras para bexigas em festas infantis. Entenda como eliminar os plásticos descartáveis.

Inicialmente os locais proibidos de fornecer estes plásticos são hotéis, restaurantes, bares e padarias, além de espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança e eventos culturais e esportivos.    

Primordialmente o objetivo dessas leis é minimizar o impacto de plástico no meio ambiente, pois segundo a prefeitura, aproximadamente 635 mil toneladas de plástico são recolhidas de domicílios da cidade por ano. Conforme o ranking mundial, o Brasil ocupa a 16ª posição entre os países que mais poluem os mares com o material, com 70 mil a 190 mil toneladas por ano. Todavia, para que esse quadro seja revertido rapidamente, são necessárias ações em grande escala, como leis que envolvam os estabelecimentos comerciais e as indústrias.  

Os produtos plásticos deverão ser trocados por similares de material biodegradável, compostável ou reutilizáveis. Hoje já existem diversas marcas de produtos alternativos no mercado, que surgiram com a finalidade de eliminar os plásticos descartáveis no meio ambiente, dentre elas temos, Mentah!, Junibee, Casa Jardim Secreto, Menos 1 lixo, Paninhos, Paz em GaiaCBPak entre outros. 

Os estabelecimentos terão até 1º de janeiro de 2021 para se adequarem a nova lei, a Nutri Safety pode te auxiliar neste processo, entendendo quais as suas necessidades e indicar os melhores produtos compatíveis com a sua demanda.  

Entre em contato conosco para mais informações!