Importância do Controle de Qualidade Higiênico-sanitário - Nutri Safety

Importância do Controle de Qualidade Higiênico-sanitário

A partir da segunda metade do século XX, a sociedade brasileira passou por intensas transformações. Destacando-se a profissionalização da mulher e o seu distanciamento nas atividades tradicionais do lar em virtude da diminuição do tempo disponível para a preparação dos alimentos.

Resultando no processo de transição nutricional pelo qual vêm passando as sociedades desenvolvidas. Ou seja, favorecendo para a crescente demanda de refeições rápidas e a realização de pelo menos uma delas em restaurantes comerciais.

Sendo assim, o controle de qualidade higiênico-sanitário dos produtos oferecidos por esses estabelecimentos é prioritária. A fim de atender as expectativas dos clientes, com a formulação de estratégias higiênico-sanitárias. Contemplem desde a seleção de fornecedores de matéria-prima até a entrega do produto final, uma vez que este serviço representa 26% dos surtos notificados de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s).

Dentre estes aspectos, no Brasil, a Resolução SMS nº 216/04 de âmbito federal, a Portaria SMS nº 326/97 de âmbito estadual e a Portaria SMS nº 2619/11 de âmbito municipal da cidade de São Paulo. São utilizadas como forma de medida preventiva esclarecendo as Boas Práticas de Fabricação (BPF) dos Alimentos que devem ser adotadas pelos estabelecimentos produtores de alimentos a fim de garantir o Controle de Qualidade Higiênico-sanitário dos alimentos.

Com base nesse contexto, destaca-se a importância dos profissionais Nutricionistas ao longo da cadeia produtiva dos alimentos para adequação das condições higiênico-sanitárias e controle dos perigos na preparação dos alimentos. Com uma adequada gestão de qualidade através da seleção, treinamento e educação dos manipuladores para alcançar o sucesso do fornecimento de alimentos seguros para o consumo humano.

Entre em contato conosco, e saiba como podemos lhe ajudar!

 

Gostou da Nossa Matéria? Compartilhe!