Nutrisafety Como Prevenir Intoxicação Alimentar nas Férias

Como Prevenir Intoxicação Alimentar nas Férias

verão

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, os alimentos se deterioram muito mais rápido, o que torna necessário um cuidado redobrado com o preparo e o armazenamento das preparações. Nesta época do ano, muitas famílias viajam de férias e acabam comendo mais fora de casa, inclusive na praia. Para evitar surpresas inesperadas, como as Intoxicações Alimentares, é importante ficar atento à alimentação.

O que causa a Intoxicação Alimentar?

As temperaturas elevadas, o armazenamento inadequado e a própria manipulação sem a higiene adequada aumentam as chances da proliferação de microrganismos como bactérias, fungos e vírus, que irão liberar substâncias tóxicas nos alimentos. Quando o corpo reconhece essas substâncias, ocorrem lesões na mucosa intestinal e alteração das células do intestino, tentando colocá-las para fora através dos seguintes Sintomas: Náusea, Vômito, Diarreia, Febre e Desidratação.

Como Prevenir?

O principal cuidado é respeitar a data de validade e manter os alimentos sempre refrigerados, principalmente os perecíveis. Qualquer alteração de cor, textura e odor pode ser um sinal de que algo não está bom e descartar.

Fora de casa, é importante verificar as condições de higiene dos restaurantes e lanchonetes, como por exemplo, banheiros limpos e sem lixo acumulado e funcionários trabalhando na cozinha com uniformes limpos, cabelos protegidos por touca e uso de luvas descartáveis durante a manipulação de alimentos prontos para consumo.

Na praia, tome cuidado com a procedência dos alimentos. Um exemplo é a raspadinha, cujo gelo pode ou não ser feito com água potável. O melhor é levar os alimentos de casa, dando preferência para aqueles que não precisam de refrigeração, como biscoitos, frutas, castanhas etc. Ainda assim, vale acondicionar tudo em uma bolsa térmica com bolsas de gelo para manter a temperatura agradável, em especial para as bebidas. Se for consumir algo para beber na praia, melhor optar por águas de garrafas e água de coco.

Além disso, não se esqueça de cuidados básicos que podem prevenir as intoxicações, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro. Copos, pratos e talheres também merecem atenção na higienização antes de serem utilizados. Com esses cuidados, toda a família aproveitará melhor o verão!

Elaborado por: Yáskara Orban | Nutricionista

Categorias

Nossas Redes Sociais

  • Google+
  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube